top of page
f985ff0b-6cb0-41e8-9807-69dce54e01e6.jpg

Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró

Fundado em 04 de dezembro de 1994, a Instituição  Espiritualista  Oni  Lewa  N’jo (Asé Ògún Alàkòró), localizada na Rua Angélica Lote 07 Quadra 07 em Bongaba – Magé – RJ, além de defender os ensinamentos espirituais, preservando os processos litúrgicos que constituem a religião espiritualista e o resgate da imagem e do exercício do culto, tem como objetivo contribuir para amenizar a carência apresentada no bairro, em seus aspectos educacional, social e cultural. Simultaneamente, busca preservar de forma responsável, o imenso potencial ambiental da região. A instituição mantém, junto à comunidade local, atividades como palestras, seminários e mostras culturais. Estes eventos buscam valorizar as tradições das matrizes africanas, apropriadas pela cultura nacional, relacionando-as às questões sócio-ambientais.

Babalorisa

PAULO DE OGUN

Paulo José dos Reis

Professor e Terapeuta Holístico
Conselheiro no Cedine (Conselho Estadual do Negro), representando a Acquilerj (Associação dos Quilombos do Rio de Janeiro)
Membro da Academia de Cultura, Ciência, Artes e Letras (Acilbras) de Volta Redonda
Capelão da primeira Turma de Capelania de Matrizes Africanas do Brasil
Presidente do Quilombo de Bongaba Quilomba
Autoridade Civilizatória do Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró

SIMPLICIDADE

Que saibamos utilizar da simplicidade para que possamos entender que o mais simples pode proporcionar muito a nível de nossas conquistas. É importante utilizar da simplicidade para o autoconhecimento, e, silenciando, dialogar com nosso interior, valorizando aquilo que se tem, sem se preocupar com o que o outro apresenta. Que sejamos simples na nossa caminhada para que possamos dar passos firmes em direção à prosperidade.

Palavra trazida por Òṣàlá para o mês de novembro de 2023.

Aláfẹ́tigbọ́ 
Ouvintes 

A reunião com os Aláfẹ́tigbọ́ (Ouvintes) no 2º sábado do mês é um momento privilegiado de integração e trabalho pedagógico afro centrado, baseado na Filosofia Ubuntu, cuja metodologia baseia-se no diálogo, na escuta ativa e no exercício de percepção individual a partir de uma palavra proposta (a palavra do mês trazida pelos Ọ̀rìṣà, como um conselho e mensagem para a comunidade terreiro). É um trabalho totalmente voltado para a recepção de pessoas novatas e recém-chegadas ao universo religioso de Matriz Africana. São encontros que permitem a vivência sutil e gradual, inserindo os simpatizantes do Candomblé na filosofia e no pensamento sagrado, antes de introduzi-los na vivência prática da religião.

NÚCLEOS

Os Núcleos de Atendimento, Ação e Acolhimento do Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró têm como objetivo auxiliar a comunidade do terreiro e a comunidade quilombola, visando promover o resgate da cidadania e a emancipação local.

Quilombo Quilomba

  • Instagram
  • Facebook

Ilé Àṣẹ Ògún Àlákòró

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page